São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Anemia: Conheça a enfermidade que atinge vários brasileiros

Um dos grupos mais atingidos pela anemia são as crianças

Muitas pessoas se queixam de fraqueza e cansaço, e embora esses sintomas possam ter diversas causas há a possibilidade de ser anemia. Essa doença pode ser definida como uma condição em que a hemoglobina do sangue está abaixo do valor considerado normal.

Para entender melhor, a hemoglobina é não só a proteína que dá a cor vermelha ao sangue, como também a responsável por ajudar as células a trazer oxigênio do pulmão para o resto do corpo. Quando esse sistema não consegue realizar o trabalho corretamente é que surgem os sintomas que mais conhecemos.

Os homens e idosos podem ser atingidos por essa condição, porém os mais afetados são os adolescentes, as mulheres, as gravidas e as crianças. Isso acontece, pois esses grupos precisam consumir uma quantidade maior de nutrientes.

Quais são os sintomas causados por essa deficiência?

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas causados pela anemia são muitas vezes inespecíficos, precisando de um exame de sangue para que ela seja diagnosticada. Porém, é possível observar alguns principais sinais, sendo eles:

  • Falta de apetite
  • Palidez da pele e mucosas
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Cansaço
  • Apatia

O que fazer para evitar a anemia com a alimentação?

A alimentação só pode evitar as anemias causadas por fatores nutricionais, sendo elas as originadas por deficiência de ferro, falta de vitamina B12 ou ácido fólico. Para não ser atingidos por elas é necessário manter uma dieta rica em nutrientes. Os alimentos mais indicados são:

Maiores fontes de ferro: Ovos, carnes bovinas, agrião, espinafre, brócolis, ervilhas, feijões, gergelim e girassol.

Maiores fontes de vitamina b12: Leite, ovo, salmão, atum e fígado.

Maiores fontes de Ácido Fólico: Espinafre, flocos de milho e aveia, brócolis, feijão, salsa, couve manteiga, couve-de-bruxelas e cogumelos.

Antes de alterar somente a alimentação é necessário consultar um hematologista e realizar os exames solicitados pelo mesmo. Caso realmente esteja com alteração nos exames, é preciso seguir o tratamento indicado por esse especialista.

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp