Alimentação – como os adolescentes brasileiros comem?

Avatar

Alimentação à base de salgadinhos e fast foods. Horas de videogame, muito tempo no computador e pouco exercício. Essa é a fórmula para uma situação séria que atinge cada vez mais jovens no Brasil, a obesidade. O excesso de peso não só causa baixa autoestima, como também indica um maior risco para doenças sérias como do coração e diabetes.

 

Um estudo recente financiado pelo Ministério da Saúde intitulado Erica (Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) revelou que 8,4% dos adolescentes brasileiros hoje sofrem com a obesidade e, consequentemente, com a má alimentação.  Além disso, a pesquisa mostra que 9,6% dos jovens brasileiros (de 12 a 17 anos) sofrem de hipertensão e que um quinto desses jovens tem a doença por conta da obesidade.

 

Como é a alimentação dos adolescentes?

Diante de todas essas questões, a grande dúvida de muitas pessoas é: Como anda os hábitos alimentares dos jovens brasileiros?  Para se ter uma ideia de como os jovens brasileiros se alimentam, elencamos algumas características comuns dessa alimentação. Confira:

 

  • Eles buscam por alimentos mais “práticos”: Um adolescente tem muitas atividades ao longo do seu dia como as idas à escola, a universidade, ao estágio ou trabalho e a outros projetos que possa participar. Em meio a essa correria, muitos recorrem a formas práticas de se alimentar, mas a formas erradas como o excesso de fast food, alimentos industrializados e ricos em sódio (como salgadinhos e macarrão instantâneo) e congelados.

 

alimentação salgadinhos

 

A indústria de alimentos industrializados é uma grande lucradora com tudo isso, por essa razão não é difícil que vejamos cada dia mais publicidades que estimulam essa má alimentação e criam cada vez mais alimentos ditos como “práticos” para alimentação do jovem brasileiro.

 

  • Eles gostam de frequentar lanchonetes com alimentos ricos em calorias: Muitas vezes o jovem ao sair com seus amigos, busca opções de lanchonetes no estilo “americanizado”, o que faz com que ele, consequentemente, frequente locais com alimentos extremamente gordurosos como o bacon, o hambúrguer, o cachorro quente e faça disso uma rotina.

 

alimentação hamburguer

 

Além disso, muitos gostam também de abusar dos açúcares com sobremesas cada dia mais incrementadas e cheias de calorias. Muitos até frequentam esses lugares e gostam de compartilhar a experiência nas redes sociais. Os estabelecimentos gostam da alta de clientes e pouco se preocupam em diminuir a quantidade de gordura dos alimentos que comercializam.

 

  • Eles não praticam muitos exercícios físicos: Embora muitos adolescentes brasileiros estejam se identificando com o modo fitness e frequentando academia, ainda existe uma maioria que não gosta de fazer exercícios físicos e se mantém sedentária. E essa grande maioria é composta por mulheres. A pesquisa Erica revelou que 70% das meninas (de 12 a 17 anos) não fazem exercícios físicos, enquanto esse índice entre os meninos é de apenas 38%.

 

ma alimentação e sedentarismo

 

Esse índice preocupa porque os adolescentes sedentários podem sofrer com excesso de peso e também com doenças relacionadas a isso como as cardíacas, a hipertensão, a diabetes, o alto colesterol entre outros.

 

Como essa situação pode melhorar?

Claro que saber desses dados preocupa muito os pais, afinal, a alimentação dos jovens no Brasil é cada vez mais comprometida por alimentos gordurosos e cada vez mais uma maior parcela deles sofrem com a obesidade. Mas, existem saídas que podem resolver, mostramos a seguir algumas das atitudes que podem fazer os jovens se alimentarem melhor.

 

  • Estimulando a prática de exercícios físicos

 

O jovem que pratica exercícios físicos ganha, além de um peso ideal, também um estilo de vida muito mais saudável. O adolescente que sai do sedentarismo tem mais energia e mais ânimo para as práticas cotidianas, além de cuidar da sua saúde.

Quando os pais estimulam essa prática tudo fica muito melhor. Pode ser o estímulo para uma aula em academia, que envolva a prática de algum esporte, ou mesmo caminhadas ou corridas diárias para colocar o corpo em movimento.

 

  • Corrigindo os hábitos alimentares

 

Para os jovens que se alimentam da maneira errada é preciso fazer a reeducação alimentar e isso é possível frequentando um nutricionista. O profissional da nutrição pode elaborar um cardápio ideal para que o jovem siga, sem perder os nutrientes que tanto precisa. Afinal, é preciso ter muito cuidado para não acabar caindo em dietas radicais e completamente restritivas, o que só é prejudicial nesta fase.

 

alimentação lanche natural

 

Outro médico também recomendável para se consultar é o endocrinologista. Este médico é capaz de dar as instruções para que o adolescente emagreça com saúde e mantenha seus níveis de colesterol e gordura controlados, sem que isso possa provocar outras complicações.

 

CTA BLOG

 

Porém, sabemos que um tratamento com um endocrinologista e com um nutricionista pode ser, na maioria das vezes caro e inacessível para muitas famílias.  Mas, a clínica GlobalMed oferece a solução para estes problemas. Contando com profissionais especializados em diversas áreas, a Globalmed oferece um atendimento de qualidade, por um baixo custo, o que torna possível uma consulta com o nutricionista ou endocrinologista para alcançar o peso ideal.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
Precisando de uma consulta médica?