Acidente Vascular Cerebral: O que é o AVC?

A dor de cabeça é um dos principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC, é quando acontece um entupimento ou rompimento de um vaso no cérebro, impossibilitando a circulação sanguínea no local. Essa séria condição impede que os nutrientes e oxigênio, necessários para o bom funcionamento cerebral, não cheguem a determinadas regiões, causando sintomas característicos a área afetada.

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo inteiro. No Brasil, é a maior razão para o óbito de adultos. Devido a isso, é considerado uma emergência médica, precisando de atendimento imediato. Quanto antes for identificado, menores as chances de complicações e sequelas.

Quais são os tipos de AVC?

A doença pode ser classificada em isquêmica e hemorrágica. A primeira é quando há uma obstrução de um vaso no cérebro, que pode ser causada por trombose, embolia ou ateromas, sendo uma das causas mais comuns de AVC. A segunda é a mais perigosa, ocorrendo devido a um rompimento de um vaso cerebral, causando hemorragia em algum local do cérebro.

Quais são os principais sintomas dessa grave ocorrência?

As manifestações do Acidente Vascular Cerebral ocorrem subitamente e dependem do local do cérebro que está sendo afetado. Os principais são:

  • Fraqueza
  • Alteração da visão e da fala
  • Formigamento
  • Tontura
  • Dor de cabeça intensa

Como prevenir essa manifestação?

  1. Controlar a hipertensão e a diabetes
  2. Praticar exercícios físicos
  3. Manter uma alimentação saudável
  4. Não fumar
  5. Tentar reduzir o nível de estresse

O que fazer em caso de suspeitas?

Ao identificar os primeiros sintomas é indicado procurar um hospital imediatamente para consultar um clínico geral ou um neurologista. É muito importante que o diagnóstico seja feito e que o AVC comece a ser tratado o quanto antes. Alguns casos podem necessitar de cirurgia para corrigir o vaso danificado. O tempo de demora pode influenciar na lesão do cérebro, podendo resultar em sequelas e até mesmo em morte.

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES