Câncer de Estômago: Quais são os principais sintomas?

O câncer de estomago é uma doença silenciosa, que pode ser confundida com gastrite e úlcera

O Câncer de Estômago, também conhecido pelo nome de câncer gástrico, é um tumor que acontece em qualquer parte do órgão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o quarto mais incidente em homens e o quinto em mulheres, registrando alta taxa de mortalidade.

Não se sabe ao certo o que causa a doença, porém ela pode estar associada a bactéria H. Pilory, má conservação das comidas e também a má alimentação, baseada em alimentos industrializados e com muito conservante. Outros fatores como uso de cigarro, bebidas alcoólicas, dieta pobre em legumes e frutas, e histórico familiar da doença podem ser um risco para o desencadeamento.

Devido aos sintomas discretos na fase inicial, dificilmente é identificada, podendo levar a morte. Como foi o caso da influenciadora digital Nara Almeida, que começou a sentir dores de estomago e enjoo em janeiro de 2017, mas só foi diagnosticada 7 meses depois, após ficar internada por causa de um desmaio.

Quais são os principais sintomas do Câncer de Estômago?

Não existem sintomas específicos desse tipo de câncer e eles podem ser facilmente confundidos com o de outras doenças como gastrite e úlcera. Porém, os principais sinais são:

  • Azia
  • Náuseas e vomito
  • Cansaço e fraqueza
  • Perda de apetite
  • Dores abdominais
  • Sangue no vômito e nas fezes
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Sensação de estufamento após as refeições

 

Alguns desses sinais podem passar despercebidos por grande parte das pessoas ou até mesmo serem inexistentes. Isso porque eles podem ser passageiros e aparentar ser causados apenas por um mal-estar ou estresse. O funkeiro Mr. Catra foi um deles, que apesar de sentir uma azia, só descobriu a doença após a realização de um check up.

Qual médico procurar em caso de suspeita?

Aos primeiros sinais da doença, o mais indicado é procurar um gastroenterologista. Apenas um especialista poderá solicitar os exames necessários para o diagnóstico da doença e indicar o tratamento mais adequado caso seja diagnosticado. O câncer de estomago tem cura, por isso, quanto antes for diagnosticado maior as chances de cura.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
Precisando de uma consulta médica?